NOIVADO
A tradição prevalece para muitos casais que escolhem marcar o seu noivado. Este período, que habitualmente inclui os preparativos para o casamento, começa com um momento muito especial em que o noivo oferece à sua noiva um anel de noivado. Esta jóia tem um duplo sentido: o pedido e a confirmação da vontade de assumir um compromisso para a vida.
A First Day é a marca do Lugar da Jóia que reúne todo um universo de joalharia e ourivesaria relacionada com o casamento: alianças, botões de punho, convites para madrinhas e damas de honor e, claro, o anel de noivado perfeito.
A ESCOLHA DO ANEL
Muitas noivas têm em mente o anel que desejam, mas também há as que não têm muitas certezas e outras ainda que não fazem ideia das possibilidades. Em todo caso, fique atento aos sinais ou às pistas que a sua noiva possa ir deixando. Também pode ser útil usar um dos seus anéis para conseguir determinar o tamanho a escolher. Se isso não for possível, não se preocupe: alguém da equipa do Lugar da Jóia vai ajudar.
SOLITÁRIO
O solitário é, sem dúvida, um dos mais emblemáticos anéis de noivado. É composto por uma estrutura lisa em ouro e contém, ao centro, um diamante ou gema em grande destaque.
MEMÓRIAS
O chamado anel de memórias distingue-se por ter uma fileira, de maior ou menor extensão, de diamantes cravados. É um dos modelos de anel de noivado mais apreciados.
COM AURÉOLA
O anel de noivado em auréola, também definido como halo, é semelhante ao solitário, com a principal diferença de ter uma coroa de pequenos diamantes à volta da gema ou diamante central.
PAVÊ
Este design assemelha-se ao anel Memória, distinguindo‑se por ter mais do que uma fileira de diamantes cravados com granitos, pequenas esferas em ouro que seguram os mesmos.
OS MATERIAIS
Os anéis de noivado First Day são fabricados em Portugal com ouro de 19,2 quilates e diamantes naturais. A tonalidade do ouro mais habitual é a branca, assim como o uso de diamantes - que são naturalmente incolores. Todavia, pode também ser escolhido o ouro de tonalidade amarela ou rosa, bem como outras gemas, como esmeraldas ou safiras, por exemplo. O valor dos anéis é muito variável e está intimamente relacionado com os materiais, o seu peso, as técnicas de produção usadas e a sua medida.
OURO 19,2 quilates
O quilate é a medida da pureza do ouro. Um quilate de ouro é o total de seu peso, sendo que é impossível existir um anel com uma percentagem total de ouro. Um anel em ouro de 19,2 quilates contém 80% de ouro puro, enquanto que, por exemplo, um de 9 quilates contém apenas 37,5% de ouro puro.
DIAMANTES
Os diamantes naturais têm características distintas. Os 4C’s são padrões globalmente utilizados para avaliar a qualidade de um diamante e correspondem aos seguintes critérios: cor (color), pureza (clarity), lapidação (cut) e peso em quilates (carat weight).
LAPIDAÇÃO
A lapidação é considerada o critério mais relevante na avaliação de um diamante, uma vez que é responsável pela qualidade do seu brilho e, por consequência, pela sua beleza. Dos 4 C’s a lapidação é o único que depende da intervenção manual e é influenciada por três factores: precisão, simetria e polimento.
CLARIDADE
A claridade mede a quantidade de inclusões, pequenas imperfeições internas e externas que o diamante possui. A escala internacional vai de FL (Flawless) até I (Imperfect), sendo FL o mais puro e I o menos puro.
COR
É utilizada uma escala de cor, de D a Z, sendo que a cor transparente (D) é considerada superior: DEF (Incolor), GHIJ (Quase incolor), KLM (Amarelo fraco), NOPQR (Amarelo bem claro) e STUVWXYZ (Amarelo-claro).
QUILATES
Os quilates têm que ver com o peso, sendo que 1 quilate (ct) equivale a 0,2 gramas. Mediante o tipo de formato (redondo, pera, oval, marquesa, esmeralda, etc.), o número de quilates pode variar mesmo que o tamanho seja aparentemente o mesmo.